sexta-feira, 24 de abril de 2009

Religião

Comunidades participam de encontro de CEBs


Cerca de cem pessoas ligadas ao movimento da igreja católica denominado de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) estão participando de um encontro que acontece no município de Juruti, tendo como local o Salão Dom Bosco, localizado ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município. Os participantes vieram dos municípios de Santarém, Óbidos e de Juruti e estão discutindo diversos temas ligados à igreja, sendo que uma das principais é a questão da terra.



Nesta sexta-feira pela manhã, aconteceu uma palestra feita pelo padre Edilberto Sena, de Santarém e o representante do Movimento Juruti em Ação, da vila de Juruti Velho, fez uma exposição da luta que o movimento trava no município para garantir a posse da terra na área onde hoje está implantado o projeto de mineração da Alcoa, no município de Juruti. O sindicalista declarou que as terras dos comunitários foram invadidas pela Alcoa que pagou um preço baixíssimo aos comunitários. Ele disse que a consequência é que muitas destas pessoas que venderam suas terras baratas, estão passando necessidade na cidade de Juruti.



Ele fez ainda um relato do último movimento quando mais de 300 pessaos bloquearam a rodovia e a ferrovia que liga à mina de bauxita da Alcoa. Naquele momento, ele disse que os comunitários conseguiram a garantia de que receberão pela terra e pela água usadas pela mineradora. O encontro dos membros de CEBs prossegue no sábado e termina no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário