quinta-feira, 30 de abril de 2009

Enchente em Santarém

PREFEITO PEDE AJUDA AO GOVERNO FEDERAL PARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SANTARÉM

O prefeito José Maria Tapajós esteve nesta quarta-feira (29/04) no Ministério da Integração e Secretaria Nacional de Defesa Civil acompanhado do Deputado Federal Jader Barbalho e da Secretária de Infraestrutura de Santarém, Alba Valéria.
A visita se deu por conta da necessidade de alocação de Recursos Federais para obras Emergenciais em Santarém em função do Estado de Emergência que vive o Município.

Durante a audiência, foram solicitadas ajuda humanitária, medicamentos e cestas básicas para atendimento das famílias atingidas pelas cheias na área urbana e rural de Santarém, bem como, houve a apresentação de projetos de recuperação da estrutura do Cais de contenção das águas dos Rios Tapajós e Amazonas; drenagem, terraplenagem e pavimentação de algumas ruas de Santarém que estão comprometidas em função das enxurradas, como é o caso de vias dos bairros Jardim Santarém, Interventoria, Nova República, Santarenzinho e na área central da cidade.

O Prefeito foi recebido pelo Ministro Geddel Quadros Vieira Lima e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil Ivone Maria Valente. O Total de recursos pleiteados é da ordem de 4,8 milhões, que deverão ser aplicados imediatamente no município para minimizar e resolver definitivamente os problemas causados pelas fortes chuvas que assolam Santarém.

Segundo avaliação do Prefeito José Maria Tapajós que retorna hoje à noite para Santarém, a viagem foi produtiva. “Conseguimos entregar com o ministro, detalhes da situação que estamos vivendo e que tende a piorar, já que o mês de maio ainda deve ser de intensas chuvas. A secretária de infraestrutura vai ficar em Brasília para entregar amanhã os planos de trabalho e dentro dos próximos dias, teremos resposta sobre a liberação de recursos”, declarou.

Os projetos apresentados ao Ministro Geddel pelo prefeito de Santarém, apontam os seguintes pontos críticos e providências a serem tomadas: - Construção de Reforço Estrutural do Cais de Contenção das Águas Fluviais dos Rios Amazonas e Tapajós com execução de Serviços emergenciais na área afetada pelo princípio de desabamento, no trecho entre a Praça do Mascotinho e a Travessa Inácio Correa, no Centro;

- Drenagem e Terraplenagem na Avenida Curuá-Una, no trecho entre as Avenidas Haroldo Veloso e Santos Dummont, no bairro da Interventoria; - Drenagem, Terraplenagem e Pavimentação Asfáltica da Rua Margarida, no trecho entre a Avenida Tomé de Sousa e a Travessa Piçarreira, no bairro do Santarenzinho;
- Drenagem Profunda e Terraplenagem da Avenida Magnólia, no trecho entre a Travessa 11 Horas e a Rua Quixadá, no bairro do Aeroporto Velho; - Drenagem, Terraplenagem e Pavimentação Asfáltica da Rua Frei José Bonifácio, no trecho da Avenida Sergio Henn a Travessa Diamantino, no bairro da Interventoria; - Drenagem, Terraplenagem, Pavimentação Asfáltica e Recapeamento da Avenida Tancredo Neves, no trecho da Avenida Mararu até a BR 163 (Santarém-Cuibá), no bairro da Nova República.

CAIS DE ARRIMO DE SANTARÉM SERÁ INTERDITADO

O trecho do cais de arrimo, vistoriado ontem por uma equipe técnica integrada por membros do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Capitania dos Portos e Secretaria de Infraestrutura de Santarém (SEMINF), começou a ser interditado hoje pela manhã. A equipe concluiu que o problema de erosão provocado ao longo dos anos pelo alto nível Rio Tapajós e pela intensa atracação de embarcações pode vir a ocasionar o desabamento do cais. O laudo elaborado pela equipe que fez a vistoria ontem confirma um parecer prévio divulgado por técnicos do setor de engenharia da SEMINF.

Com base nessas constatações de risco, ficou decidido que o trecho do cais de arrimo, compreendido entre as Travessas Sete de Setembro e Visconde do Rio Branco precisava ser interditado imediatamente, como já está sendo feito. Está autorizado que as embarcações poderão atracar em outro trecho do cais, às proximidades do porto improvisado da praça Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário