quinta-feira, 16 de julho de 2009

Notícias de Jacareacanga

Setor Produtivo de Jacareacanga ganha incentivo

O município de Jacareacanga, com seus 53.303 Km² e uma população segundo o IBGE de 37.073 habitantes, se ressentia da falta de políticas públicas voltadas para a área agrícola. Para se ter uma idéia, a última Lei Plurianual estimou uma dotação orçamentária destinada à Secretaria de Agricultura, Mineração e Meio Ambiente - SECAMA do Município apenas para manutenção, sem, no entanto, alocar recursos para investimentos.

Para o Secretário de Agricultura Roberto Strapasson, o orçamento limitado não tem impedido de estruturar e implementar a secretaria. Segundo Strapasson, a parceria com a União e Estado tem dado bons resultados para o município. “Nesses primeiros seis meses de governo, conseguimos avançar muito, considerando que em 1° de janeiro desse ano recebemos a secretaria sucateada”, disse.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Mineração e Meio Ambiente que tem um contingente de dois técnicos em zootecnia e três em agropecuária, vem passando por reestruturação. De acordo com informações do secretário Roberto Strapasson, o prefeito Raulien Queiroz mandou recuperar uma camionete S-10, um caminhão Agrale e uma patrulha agrícola que estavam sucateados.

Mineração

Jacareacanga está localizado em uma região com grande potencial aurífero, o que tem atraído muitas empresas no ramo de mineração. O município se ressente da falta de políticas voltadas para a tributação principalmente do ouro, mineral que segundo garimpeiros da região é extraído em escala considerável das regiões garimpeiras de São José, Porto Rico e Canta Galo. “O ouro que circula aqui no município é apenas parte das comissões dos garimpeiros e a compra de parte do abastecimento dos garimpos que é o combustível e gêneros alimentícios”, disse Strapasson, acrescentando que recentemente a prefeitura contratou uma geóloga para fazer um levantamento do volume estimado de produção de ouro comprado no município, bem como da capacidade produtiva do mineral no município. “O objetivo desse levantamento é a legalização da atividade garimpeira, observando a situação ambiental dos garimpos. Já está em análise na assessoria jurídica da prefeitura um projeto de lei que trata do licenciamento ambiental no âmbito municipal”, conclui o secretário.

Agricultura

Os pequenos produtores agrícolas de Jacareacanga já visualizam novos horizontes. As políticas de incentivo à produção, implantadas pelo prefeito Raulien Queiroz já começam a produzir efeitos. Com recursos próprios a prefeitura de Jacareacanga está subsidiando as roças comunitárias nas aldeias, inclusive com 500 quilos de semente de feijão caupi para distribuição aos produtores indígenas. Roberto Strapasson comemora a liberação recentemente de recursos pelo PRONAT do Governo Federal na ordem de 309 mil reais para implantação de uma agroindústria de castanha no município. “Já dispomos de uma área de 50x50m no bairro São Francisco, onde será construída e equipada a fábrica de castanha, com o intuito de verticalizar a produção de castanha do Pará. Além da implantação da fábrica, com esse recurso também iremos adquirir um barco e um caminhão tipo 3/4, para atender aos nossos produtores”, comemora Strapasson.

Projetos

Em parceria com o Governo do Estado através do Instituto de desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (IDEFLOR), a Secretaria de Agricultura de Jacareacanga deverá construir nos próximos meses um viveiro municipal com capacidade de produzir 100 mil mudas. “O nosso objetivo é incentivar ao pequeno produtor rural a cultura perene, não abandonando, no entanto, a agricultura tradicional”, disse o secretário Roberto Strapasson.

Para o prefeito Raulien Oliveira de Queiroz, a parceria com o governo Federal e Estadual, tem proporcionado ao município a expectativa de crescimento econômico tanto no campo, quanto na sede do município. “Os investimentos que estão acontecendo, como aquisição de patrulha mecanizada, aquisição de veículos e a liberação de recursos para construção de uma indústria de beneficiamento de castanha são frutos das parcerias entre município, estado e união”, disse Raulien Queiroz.

Coordenadoria de Comunicação de Jacareacanga


Nenhum comentário:

Postar um comentário