segunda-feira, 30 de março de 2009

Agricultura

Município de Novo Repartimento quer implantar Projeto Curauá



Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – SEMEAR, do município de Novo Repartimento, sul do Pará, realizaram contato com a Pematec Triangel, Unidade de Santarém, para verificar a possibilidade de implantação de um projeto de cultivo de curauá naquela região. O vice-prefeito, Junailton Candido da Silva, e o secretário de meio ambiente e agricultura, Sérgio Ricardo dos Santos Rios, além do engenheiro florestal Alex Gonçalves estiveram visitando nos últimos dias 19 e 20 as instalações da Pematec e o Projeto Curauá em Santarém.



Os primeiros contatos aconteceram ano passado, quando foi realizada uma visita técnica pela equipe da Pematec no início deste ano a uma localidade de assentamento do INCRA no município de Novo Repartimento, local onde será a plantação. Agora, os representantes da administração pública daquele município vieram conferir in loco as técnicas de plantios adotadas pela Pematec e produtores locais.



A comitiva de Novo Repartimento conheceu, através do diretor da empresa, Alberico Pasquetto, as instalações industriais e agrícolas da Pematec, além de todo o histórico do Projeto, situação do mercado e projeções para os próximos anos. Pasquetto mostrou o valor do projeto para o mercado têxtil e as diversas aplicações que a fibra do curauá pode ser usada. Além disso, o diretor enfatizou a importância da parceria com o Banco da Amazônia para o financiamento do Projeto e do apoio que o Governo do Estado do Pará dá a empresa através de descontos fiscais.



Juvenal Araújo, coordenador de Relações com Mercado da Pematec, levou a comitiva para conhecer um novo plantio na região do Eixo Forte, próximo a comunidade de São Pedro, na rodovia Everaldo Martins. Para o vice-prefeito de Novo Repartimento o contato com o Projeto é importante para reforçar o interesse que a prefeitura tem em implantar o curauá em algumas áreas de assentamentos que o INCRA está organizando. Segundo Junailton Candido, o curauá vem a somar juntamente com outras culturas para o desenvolvimento de uma região tão castigada pelo desmatamento e por conflitos agrários. Hoje alguns projetos já foram inscritos para o recebimento de financiamentos através de recursos do Programa do Governo Estadual, PARÁ RURAL, e a expectativa inicial é para, ainda este ano, serem fornecidas algo em torno de 1,8 milhão de mudas.



Para a Pematec, este tipo de preocupação social que a prefeitura de Novo Repartimento tem com povo daquela região, se enquadra nos princípios de responsabilidade social e ambiental que a empresa agrega em seus produtos fabricados em Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário