segunda-feira, 30 de março de 2009

Agricultura

Município de Novo Repartimento quer implantar Projeto Curauá



Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – SEMEAR, do município de Novo Repartimento, sul do Pará, realizaram contato com a Pematec Triangel, Unidade de Santarém, para verificar a possibilidade de implantação de um projeto de cultivo de curauá naquela região. O vice-prefeito, Junailton Candido da Silva, e o secretário de meio ambiente e agricultura, Sérgio Ricardo dos Santos Rios, além do engenheiro florestal Alex Gonçalves estiveram visitando nos últimos dias 19 e 20 as instalações da Pematec e o Projeto Curauá em Santarém.



Os primeiros contatos aconteceram ano passado, quando foi realizada uma visita técnica pela equipe da Pematec no início deste ano a uma localidade de assentamento do INCRA no município de Novo Repartimento, local onde será a plantação. Agora, os representantes da administração pública daquele município vieram conferir in loco as técnicas de plantios adotadas pela Pematec e produtores locais.



A comitiva de Novo Repartimento conheceu, através do diretor da empresa, Alberico Pasquetto, as instalações industriais e agrícolas da Pematec, além de todo o histórico do Projeto, situação do mercado e projeções para os próximos anos. Pasquetto mostrou o valor do projeto para o mercado têxtil e as diversas aplicações que a fibra do curauá pode ser usada. Além disso, o diretor enfatizou a importância da parceria com o Banco da Amazônia para o financiamento do Projeto e do apoio que o Governo do Estado do Pará dá a empresa através de descontos fiscais.



Juvenal Araújo, coordenador de Relações com Mercado da Pematec, levou a comitiva para conhecer um novo plantio na região do Eixo Forte, próximo a comunidade de São Pedro, na rodovia Everaldo Martins. Para o vice-prefeito de Novo Repartimento o contato com o Projeto é importante para reforçar o interesse que a prefeitura tem em implantar o curauá em algumas áreas de assentamentos que o INCRA está organizando. Segundo Junailton Candido, o curauá vem a somar juntamente com outras culturas para o desenvolvimento de uma região tão castigada pelo desmatamento e por conflitos agrários. Hoje alguns projetos já foram inscritos para o recebimento de financiamentos através de recursos do Programa do Governo Estadual, PARÁ RURAL, e a expectativa inicial é para, ainda este ano, serem fornecidas algo em torno de 1,8 milhão de mudas.



Para a Pematec, este tipo de preocupação social que a prefeitura de Novo Repartimento tem com povo daquela região, se enquadra nos princípios de responsabilidade social e ambiental que a empresa agrega em seus produtos fabricados em Santarém.

Enchente em Santarém

PREFEITO INTERINO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SANTARÉM


Considerando o perigo iminente de alagamento das áreas mais baixas do município de Santarém em função da enchente dos rios Tapajós e Amazonas, o Prefeito Interino José Maria Tapajós, assinou no final da tarde de hoje, Decreto nº. 172/2009, que declara “situação de emergência”.



Levantamento feito pela Defesa Civil Municipal mostra que em 31 de maio de 2008, a régua fluviométrica do píer da Companhia Docas do Pará em Santarém, marcava 8,60m. Hoje, 27, o nível do rio Tapajós já atingiu a marca de 8,14m, na régua que é aferida diariamente pela Delegacia Fluvial de Santarém. A subida do rio indica que Santarém deve registrar a maior cheia dos últimos anos, havendo a necessidade de adoção de medidas preventivas como a decretação da situação de emergência no município.



De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, secretário de Governo Inácio Corrêa, em 2006, o decreto abrangeu apenas seis bairros, que naquela ocasião foram fortemente atingidos por alagamentos. No ano passado, também houve a necessidade de decretação da situação de emergência, com um total de 11 bairros contemplados com ações da Defesa Civil.


Em 2009, o decreto contempla 15 bairros (Floresta, Jardim Santarém, Nova República, Santarenzinho, Interventoria, Santo André, Uruará, Mapiri, Aeroporto Velho, Área Verde, Maicá, Aldeia, Centro, Matinha e Caranazal), além das regiões de Várzea (Aritapera, Tapará, Ituqui, Lago Grande, Arapixuna e Urucurituba) e do planalto santareno que compreende as comunidades de São Raimundo da Palestina à Murumurutuba, Serra do Igarapé Açu, Valha-me Deus e Riacho Verde, Corta-Corda (Muriá e Cícero Mendes), afetados por enchentes, deslizamentos de terras, desmoronamentos e erosões.



“Estamos realizando todos os esforços no sentido de atender com ações emergenciais as áreas mais castigadas com a enchente deste ano. Mas, a população é conhecedora de que essas medidas são apenas paliativas, porque em função das fortes chuvas, nossas equipes não estão tendo condições de realizar um trabalho que resolva em definitivo os alagamentos e a erosão”, explicou Inácio Corrêa.



O Prefeito Interino José Maria Tapajós, destacou durante a reunião em que foi declarada a situação de emergência no município, que tal medida administrativa se faz necessária para minimizar o comprometimento da segurança pública. “A decretação da situação de emergência visa recuperar, manter e preservar o interesse público em situações de anormalidade, evitando assim, o agravamento de prejuízos sociais, econômicos e ambientais”, enfatizou.



Da reunião convocada para apresentação do levantamento feito pela Defesa Civil Municipal em que foi aprovada a decretação da situação de emergência no município de Santarém participaram os secretários municipais de Governo (Inácio Corrêa), Agricultura e Abastecimento (Osmando Figueiredo), Infraestrutura (Alba Valéria), Saúde (José Antônio Rocha), Planejamento (Everaldo Martins Filho), além de representantes do 3º BPM, 8º BEC, Procuradoria Jurídica do Município, Defesa Civil e Câmara de Vereadores (Marcela Tolentino e Carlos Jaime).

Cultura em Juruti

Coluna do Rui – 28

Juruti tem nova tribo


A cidade de Juruti, no oeste do Pará, que se destaca por sediar a maior empresa de extração de bauxita da região (Alcoa), através do Projeto Juruti e pela realização do Festribal que reúne duas tribos culturais – Muirapinima e Mundurucu – agora conta com mais uma tribo folclórica. Trata-se da Tribo Tupinambá, criada no último dia 5 de março.

A entidade tem como presidente a senhora Fabíola Picanço da Silva e como vice o senhor José Leão Benitah e vai adotar as cores verde e vermelho. Segundo os diretores, a intenção da nova tribo não é concorrer com as duas que já existem, mas sim acrescentar ainda mais emoção ao Festribal. Esta semana eles já solicitaram uma audiência com o prefeito Henrique Costa quando pediram que a nova tribo faça a abertura do Festribal no final do mês de julho. A direção garantiu que a Tribo Tupinambá terá todos os requisitos exigidos pelo regulamento do Festribal, como fantasias, alegorias, dançarinos, coreógrafos, toadas, etc.

O próximo passo da nova tribo será a gravação de um CD com as todas para o Festribal. Segundo a direção, vários compositores já se dispuseram a trabalhar para a nova tribo, o que deverá ser definidos dentro dos próximos dias. O tema já foi escolhido, mas ainda não pode ser divulgado para não despertar curiosidade nas demais tribos.

A nova diretoria da tribo Tupinambá está composta pelos seguintes membros: Presidente: Fabíola Picanço da silva, Vice-presidente: José Leon Benitáh Vieira, Primeiro tesoureiro: Maria do Socorro Melo Andrade; Segundo tesoureiro Adriana Salgado; Primeira Secretária: Doriana Cristina Gonçalves Sousa; Segundo secretário Benita Maria Marinho da Silva; Diretora Social Janér Brelaz N. Raymond; tendo como suplente Leilana Marturano Pereira; Diretor de Marketing: Eliabe Thomaz de Sousa; Diretor de Arte: Sebastiana Picanço da Silva, tendo como suplente Rose Rodrigues da Silva; foram também eleitos mais cinco suplentes para os cargos de vacância nos cargos de Diretoria mencionados. Primeiro suplente, Naief Queiroz; Segundo Suplente, Ivanete M. Glória;Terceiro Suplente, Fábio Sousa Santarém; Quarto Suplente, Marcos Allan Picanço da Silva; Quinto Suplente: Paulo Jorge da Silva Andrade. II CONSELHO FISCAL: Membros: Fabiana Picanço da Silva Melo, Francimar Barbosa; Suplentes: Aroldo Santarém da Silva, Érica Ariane Gonçalves Sousa.


Caminhada pela paz

Várias entidades da sociddade de Juruti, como igrejas, escola e outros setores organizarão na próxima sexta-feira, dia 3 de abril, um grande movimento em prol da paz denominada de “Caminhada pela Paz”. A programação terá início logo de manhã cedo no campo do Santa Cruz, no bairro Bom Pastor e percorrerá boa parte da cidade com paradas em vários locais. Os caminhantes vão parar em frente a delegacia de polícia, a Prefeitura, a Câmara Municipal e outros lugares da cidade.

O Objetivo da caminhada, segundo o padre Anchieta, da igreja Católica, é chamar a atenção das autoridades para os problemas de violência que vem ocorrendo em Juruti, onde no ano passado e nos primeiros meses deste ano várias pessoas morreram, sendo que a maioria jovens, vítimas do trânsito. Ele disse ainda que o movimento vem ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade deste ano que trata da paz. A participação das escolas será fundamental para que o movimento alcance sucesso.


Esporte

Pantera ainda tem chances de ser o líder do 2º turno

Depois de perder o jogo diante do Paysandu no último sábado diante de 17 mil pessoas, o time do São Raimundo tenta sua reabilitação nesta quinta-feira diante do Ananindeua, seu último compromisso pelo 2º turno do campeonato paraense de profissionais. O time alvinegro não se encontrou dentro de campo e, principalmente, no primeiro tempo jogou sempre recuado esperando os ataques do Paysandu. Na verdade, o time ficou com medo do Papão e acabou levando sufoco. O placar foi aberto pelo Paysandu aos 16 minutos com Zé Augusto. Logo depois Velber cobrou pênalti e aumentou para 2 a 0. Poderia ser uma goleada se não fossem as boas defesas do goleiro Labilá e os erros de ataque do Paysandu.

No segundo tempo, o técnico Valter Lima colocou em campo um time mais avançado com Tinha no ataque e passou a pressionar o Paysandu que, a exemplo do que fez o São Raimundo no primeiro tempo, jogou na defesa, procurando manter o placar que lhe era favorável. Mesmo exercendo pressão, o time alvinegro só conseguiu marcar um gol com o atacante Tinha. Com o placar de 2 a 1 o Papão assumiu a liderança do campeonato isoladamente, deixando o São Raimundo em segundo lugar.

Nos outros resultados, o Remo ganhou do Ananindeua por 6 a 2 e assegurou a terceira colocação com 11 pontos deixando o Águia, que venceu o Vila Rica por 2 a 1, em 4º lugar também com 11 pontos, mas perdendo nos critérios de desempate. A rodada de quinta-feira vai decidir apenas a 2ª, 3ª e 4ª colocações, uma vez que dificilmente o primeiro será alterado, devendo ficar com o Paysandu. O São Raimundo pode assegurar o 2º lugar caso vença ou empate com o Ananindeua, seu último compromisso no Barbalhão.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Esporte

São Raimundo pega o Paysandu pensando na liderança do Parazão


Depois de conseguir cinco excelentes resultados nas partidas anteriores, sem nenhuma derrota (foram quatro vitórias e um empate), o time do São Raimundo entra em campo neste sábado com a incumbência de manter a liderança do Parazão 2009 em seu segundo turno, diante do Paysandu, que também vem de bons resultados e se mantém na mesma performance do Pantera com 13 pontos em cinco jogos. A partida foi confirmada pela Federação paraense de Futebol para este sábado, às 17 horas, no estádio Barbalhão, por causa do jogo da Seleção Brasileira no domingo, o que poderia atrapalhar a ida do público ao estádio. A diretoria alvinegra já tomou todas as providências para que um grande número de torcedores vá ao Barbalhão. Por isso, serão colocados à venda cerca de 18 mil ingressos, incluindo gerais, arquibancadas laterais e arquibancadas centrais.
Nas duas últimas partidas, o time santareno conseguiu duas importantes vitórias. No domingo venceu o Vila Rica pelo placar de 3 a 1. Na quarta-feira, foi a vez do Time Negra que também levou uma surra do pantera pelo placar de 2 a 1. Nessa partida o time santareno começou perdendo, mas conseguiu virar e garantir mais uma vitória para o nosso representante. Michel e Tarta marcaram os dois gols do Pantera na quarta-feira. O atacante Hélcio, artilheiro do Parazão, com 12 gols que não atuou diante do Time negra, deve voltar na partida deste sábado contra o papão.

Para o jogo de hoje, o técnico Valter Lima não teve muito tempo para trabalhar, uma vez que o time vem de jogos seguidos desde domingo. Por isso, os jogadores realizaram apenas trabalhos de recuperação, mas sem forçar o preparo físico. Todas as energias foram guardadas para o jogo deste sábado, já que uma vitória diante do Paysandu dá ao São Raimundo a liderança isolada e a provável conquista do 1º lugar para a grande decisão final. O Paysandu segue forme ao lado do São Raimundo com 10 pontos. Por isso a partida deste sábado está sendo considerada decisiva, pois quem vencer estará com a liderança garantida para a grande final do turno.

O São Raimundo deve alinhar para este sábado o seguinte time: Labilá, Hugo Deleon, Filho, Preto Marabá e João Pedro; Marcelo Pitibul, Marabá, Cleberson e Michel; Hélcio e Tarta. O técnico Valter Lima poderá usar ainda Eric no meio campo e Tinha e Garrinchinha no ataque.

Depois do jogo deste sábado, o São Raimundo espera apenas o encerramento de sua participação na fase de classificação do segundo turno. A última partida está marcada para a próxima quinta-feira diante do Ananindeua, quando o time defenderá a liderança dessa fase a fim de partir para a decisão do 2º turno com a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Mas para isso, terá que conseguir um bom resultado em cima do Paysandu neste sábado. Um empate não seria um mal resultado, uma vez que o Pantera está junto ao time bicolor na classificação.

Curtas do Esporte

Adaptações no Barbalhão
A administração do estádio Barbalhão tomou mais uma medida louvável. Mandou construir rampas de acesso aos cadeirantes. A entrada fica pelo lado da avenida Sérgio Hen. Com isso, os portadores de necessidades especiais podem ingressar ao local e assistir aos jogos sem nenhum problema. A cadeirante Letícia Fernandes disse que foi assistir a um jogo do São Raimundo e quase torce o pescoço para tentar ver a partida.

Remo pega o Flamengo
Depois de conseguir sua classificação na primeira fase da Copa do Brasil, após vencer o Barras do Piauí na semana passada, o Clube do Remo se prepara agora para enfrentar o Flamengo. Muitos acham que a história do Leão paraense na competição termina já na primeira partida em Belém, porém, tudo pode acontecer. Às vezes um time vai mal no campeonato estadual, mas se sobressai em outra competição. Vamos torcer para que o Remo consiga, pelo menos, realizar as duas partidas diante do Flamengo. Para isso, terá que vencer, empatar ou perder por apenas um gol de diferença na próxima rodada.

Águia pega o Fluminense
Após conseguir sua classificação na quinta-feira da semana passada diante do América mineiro pelo placar de 1 a 0, o Águia de Marabá se prepara agora para jogar contra o Fluminense. Como o estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, não oferece condições para jogo da Copa do Brasil, a partida poderá ser levada para o Maranhão ou para o Tocantins. Há ainda a possibilidade que o jogo seja realizado no estádio Barbalhão que é o único do Pará, exceto o mangueirão, que oferece condições para essa partida. Vamos aguardar a decisão final.

Campeonato de bairro
Estão abertas as inscrições para o 3º Campeonato de Bairros Cidade da Gente de Futebol. As equipes devem pagar uma taxa de R$ 40,00 (quarenta reais) que será revertida na premiação dos vencedores. Só poderão participar atletas a partir de 16 anos de idade. É necessário apresentar fotos, comprovante de residência, fotocópia da carteira de idade e a organização interna da equipe. As inscrições vão até o dia 31 de março e estão sendo realizadas na sala da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), no prédio da SEMED da Borges Leal. A abertura do campeonato está marcada para o dia 11 de abril.

Terreno para o Leão
O Prefeito Interino de Santarém, José Maria Tapajós, recebeu na semana passada em seu gabinete, membros da diretoria do São Francisco Futebol Clube, para esclarecer sobre a atual tramitação do decreto que vai permitir que a Prefeitura faça a doação de uma área para que a entidade esportiva possa construir sua sede. Segundo o Prefeito, o decreto deverá ser encaminhado para apreciação do poder legislativo santareno e a expectativa é que na próxima semana tudo esteja resolvido para que o Leão tenha uma área para reconstruir seu patrimônio.

Mudança na pontuação da F1 só em 2010
A polêmica mudança na pontuação da Fórmula 1 mal foi anunciada e já está prestes a sair de cena. Após a reação negativa de pilotos e equipes à medida que daria o título ao dono do maior número de vitórias, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recuou e deve adiar os novos critérios para temporada 2010.