Dando continuidade ao investimento cultural que fez no seu primeiro mandato, o prefeito Henrique Costa repassou, no dia 16 de junho, às duas tribos indígenas de Juruti, Munduruku e Muirapinima, a quantia de R$ 295.000,00 (duzentos e noventa e cinco mil reais) para cada uma, totalizando R$ 590.000,00 (quinhentos e noventa mil reais). A cerimônia aconteceu às 14h no Restaurante Bons Amigos.
Para o presidente da Tribo Munduruku, Júnior Batista, nunca um governo investiu tanto no Festival das Tribos, como o governo de Henrique Costa. “O Prefeito não tem a obrigação de repassar verbas para gravação do nosso CD, isso é de inteira responsabilidade das duas tribos. Mas ele, por se sensibilizar com a dificuldade que as tribos tem em realizar o Festribal, faz questão, desde 2005, de investir também nos nossos CDs”, reforçou Júnior Batista. E ainda afirmou que o Festival se tornou grandioso desde que Henrique Costa assumiu a Prefeitura de Juruti.
A Tribo Muirapinima, através do seu presidente Jorge Guimarães, agradeceu pelo repasse e disse que a cada ano o Festival tem crescido pela valorização da cultura local. A nova diretoria da tribo azul e vermelha revela que vai trabalhar duro para conquistar o título de 2009. “Essa importante quantia vai possibilitar a disputa no Tribódromo, pois cada tribo dará o máximo de si para vencer. Quem só tem a ganhar com esse investimento é o Festival das Tribos de Juruti e a população”, explicou o presidente Muirá.
Vereadores, secretários e representantes das tribos de Juruti ouviram atentamente os discursos que marcaram esse importante acontecimento. Além das confecções de fantasias e alegorias, essa verba também servirá para as tribos mirins, pois a Prefeitura Popular acredita que é preciso manter a tradição das tribos e a melhor forma é estimular as crianças para pôr em prática a cultura indígena.
O Festival das Tribos Indígenas de Juruti, envolvendo as tribos Munduruku e Muirapinima, já é patrimônio cultural do estado do Pará, e devido à importância do evento, o prefeito Henrique Costa tomou a iniciativa de negociar um novo local para o Tribódromo. “O espaço da apresentação se tornou pequeno tanto dentro da arena quanto fora. Então queremos construir um Tribódromo do modo que sonhamos para que atenda também os carros alegóricos prontos antes da festa e principalmente no final, em que as tribos não têm mais onde guardar as ferragens”, frisou o prefeito.
O Festribal acontecerá nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, no Tribódromo. A novidade deste ano, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Edvander Batista, são as festas que vão acontecer na Arena Cultural, quando não estiver acontecendo o principal evento. O lançamento dos CDs das tribos também tem data marcada. Da tribo Muirapinima será no dia 4 de julho, e o lançamento da tribo vermelha e amarela será no dia 11 de julho, no Universo Munduruku.
Juruti Velho ganha segurança da Polícia Militar
No último final de semana, dias 12, 13 e 14 de junho, ocorreu a implantação do Policiamento Militar de Juruti Velho – Vila Muirapinima. O projeto é fruto de uma negociação da Prefeitura de Juruti com a Polícia Militar, através do comando local e estadual, por intermédio do Coronel Dário. Atende a uma reivindicação da população dessa região do Município, no que tange à segurança dos moradores da vila e das demais comunidades adjacentes.
Segundo o prefeito Henrique Costa, essa é mais uma ação de seu governo que atende aos anseios da população e implica na disponibilização de três policiais militares para atuarem na região de Juruti Velho nos finais de semana, de sexta a domingo. Nesse projeto a prefeitura entra com a infraestrutura, transporte, combustível, aluguel do imóvel para alojamento dos policiais e alimentação. A Polícia Militar, por sua vez, entra com o efetivo. Para essa primeira experiência, estiveram atuando dois soldados e um cabo.
O secretário de governo, Antonio João, informou ainda que a experiência foi aprovada pela população que se sentiu mais segura com a presença dos policiais militares, mesmo que seja nos finais de semana, pois é nessa época que costumam ocorrer os casos de violência. Vale ressaltar que a Prefeitura já mantinha, nessa região, os guardas municipais, porém, com a presença da Polícia Militar, a segurança será reforçada. Antonio João disse ainda que é pensamento do prefeito Henrique Costa ampliar essa experiência para outros distritos de Juruti, como Tabatinga e Castanhal.
Foto: prefeito Henrique Costa e vice-prefeito Marco Aurélio e presidentes das tribos Munduruku e Muirapina
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Juruti
[violet][b]parabéns juruti pela mais uma ,conquista .E parabéns prefeito enriqui costa pela uma conquista ,que vem apoiando as dus tribos azul e vermelha ,e amarela .continue sempre assim .
ResponderExcluir