Leia o que está acontecendo em Juruti nos últimos dias.
Festival das Tribos
Juruti já respira o Festival das Tribos que só acontece no final do mês de julho, mas as duas tribos que participam do evento já iniciaram seus ensaios para as apresentações oficiais. Mundurukus e Muirapinima recebem apoio da Prefeitura de Juruti para esse evento. A primeira parcela repassada pelo prefeito Henrique Costa foi para a gravação do CD das duas tribos. Agora está sendo repassada uma nova soma para as demais providencias para os grupos precisam tomar para fazer bonito no Festribal. No mês de julho acontece o lançamento dos discos das tribos, sendo no dia 4 da tribo Muirapinima e dia 11 da tribo Mundurukus. O objetivo é massificar as músicas para que as torcidas possam cantar durante as apresentações. Em Juruti a paixão da população pelas duas tribos se iguala à torcida de Caprichoso e Garantido de Parintins. Quanto à tribo Tupinambá, criada este ano, as informações são de que ela não participará do Festribal, pelo menos concorrendo ao título oficial do evento.
Festival das Tribos I
A data de realização do Festival das Tribos deste ano também já foi definida. Será nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, ou seja, o último final de semana de julho, como manda a tradição local. Segundo o prefeito Henrique Costa e o secretário de cultura, Edvander Batista, este será o XV evento reunindo as duas tribos e o tema deste ano será “no coração da Amazônia Juruti festeja Mundurukus e Muirapinima”.
Nossa Senhora da Saúde
Estão acontecendo as festividades de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Juruti. A festa este ano começou na terça-feira, 23 de junho, e prossegue até o dia 2 de julho, sendo que no dia 23 aconteceu o tradicional círio que percorreu várias ruas do município junto com o círio fluvial. Este ano há uma programação intensa na igreja matriz durante todas as noites, inclusive com a presença do bispo da Prelazia da Óbidos que ficará durante uma semana em Juruti participando das festividades. A população toda está convidada a participar desse que é considerado o maior evento religioso de Juruti, o círio e a festa da padroeira. Durante o período da festa, acontecerão apresentações, shows culturais e o tradicional arraial no salão Dom Bosco. O pároco da matriz, padre José Paulo, convida todos os cidadãos a participarem intensamente da festa, principalmente os católicos.
Acej na internet
A Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej) acaba de dar mais um salto rumo à modernidade. Esta semana que passou colocou no ar seu novo site na internet. Com um design moderno a entidade pretende com a página eletrônica levar todas as informações ligadas ao setor comercial e empresarial com mais rapidez aos seus associados e à população em geral, uma vez que muita gente já dispõe de internet em Juruti, principalmente os empresários. Além das notícias, o internauta poderá obter no site da Acej informações sobre a entidade, eventos, informações de cursos, interatividade, lazer e muito mais. Basta acessar www.acej-juruti.org e conferir.
Jurutienses no boi
Boa parte da população de Juruti se desloca neste final de semana para Parintins (a três horas de barco) para participar do Festival folclórico daquela cidade amazonense envolvendo os bois Garantido e Caprichoso. Juruti chega a suspender as grandes promoções em virtude dessa festa que é conhecida internacionalmente. Quando chega o final de julho acontece o contrário, são os parintinenses que vêm para Juruti para prestigiar o Festribal que envolve as tribos Munduruku e Muirapinima. É o intercâmbio cultural que ocorre entre essas duas cidades que ficam em estados diferentes, mas que se mostram muito próximas pela cultura.
Asfalto para a Tancredo Neves
Uma das avenidas mais extensas de Juruti estará sendo asfaltadas por todo o mês de julho. Trata-se da Tancredo Neves que registra um movimento muito grande de veículos por ligar um lado ao outro da cidade. A informação foi prestada pelo vice-prefeito Marco Aurélio Dolzane e pelo prefeito Henrique Costa que assumiram compromisso com os moradores dessa rua que agora receberá o asfalto.
Taxistas ganham uniforme
Atendendo a um pedido formulado pelo sindicato dos Taxistas de Juruti, a prefeitura municipal estará doando a esses profissionais do volante 70 camisas personalizadas, sendo duas para cada um. O pedido foi feito durante audiência com o vice-prefeito Marco Aurélio Dolzane que se comprometeu em contribuir com essa importante categoria. Os profissionais do volante também pediram a criação de um ponto de táxi às proximidades do Tribódromo para a época do Festribal, o que será de pronto atendido pela Prefeitura.
Novos vereadores
Já se comenta em Juruti o aumento do número de vereadores da Câmara Municipal, caso o Senado aprove o projeto já acatado pela Câmara dos Deputados que prevê a redução do percentual de repasse para as câmaras municipais e consequentemente o aumento do número de vereadores. Caso isso ocorra, Juruti terá mais dois vereadores, ficando com 11 parlamentares. Nesse caso que entra para o Legislativo são os suplentes Zé Maria (PT) e Elber Sancler (PTB). Como Elber está na Secretaria de Transporte assumiria o próximo suplente que é o radialista Ailton Lima. Agora é só rezar e torcer para que essa peça seja aprovada em Brasília.
Novo diretor
A Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo de Sousa Coelho está com novo diretor. Trata-se do professor Jim Jones Batista (Júnior Batista) que está ocupando o cargo interinamente até que ocorra a eleição para escolha do novo diretor da escola. Enquanto isso, as providências estão sendo tomadas para que o pleito ocorra até o mês de outubro e o ano de 2010 comece com novo diretor ou diretora da escola. Sucesso ao amigo Júnior Batista.
Conselho Escolar
Ainda sobre a escola Raimundo de Sousa Coelho, foi eleita a nova coordenação do Conselho Escolar. A entidade tem à frente o professor Rui Neri Rebelo e como vice-coordenadora a professora Alice Pereira. Os demais membros do conselho são: Iran Batista, Ivanildo, entre outros. O órgão promete trabalhar conjuntamente com o estabelecimento de ensino no sentido de viabilizar as demandas que a escola tem.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário